1

Dados, Informação e Conhecimento

Dentro da disciplina de Administração de Dados é importante definirmos conceitualmente e temporalmente o que estamos tratando. Analisando a matéria prima que serve como base para o nosso trabalho podemos defini-la da seguinte forma:

dadoInformacaoConhecimento Dados

Dados são números, medidas, valores ou fatos que se apresentam de forma apropriada para armazenamento, processamento ou transmissão. Constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada.

Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.

Analisando uma planilha gerada pela nossa equipe de vendas, por exemplo: Uma linha que representa a venda a um cliente, com valores, produtos, data de compra e etc. não significam muita coisa no âmbito organizacional. Só depois de integrado com os demais dados de vendas é que teremos algo significativo.

Informações

Informações são os dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações.

As informações tem significado, podem ser utilizadas em tomadas decisões.

No exemplo acima, os dados referentes às vendas quando inseridos nos sistemas e processados produzem informações relevantes, tais como: Valor total de vendas em um dia, qual o produto mais vendido em um mês, qual estratégia adotar para potencializar a venda de um produto, dentre outras.

Desta forma podemos dizer que as informações são o conjunto de dados que foram processados, e que produziram algum resultado com significado.

Conhecimento

O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação.

O conhecimento agrega a experiência que a informação por si só não é capaz de mostrar.

Quando começamos a monitorar o resultado das tomadas decisões e das estratégias traçadas para a nossa equipe de vendas e consequentemente criamos padrões e assumimos premissas, podemos dizer que adquirimos conhecimento, por exemplo: Com base nos históricos de vendas de uma empresa de aparelho de Ar Condicionado, verificamos que o volume de vendas diminui no período do inverno. Pronto, adquirimos um conhecimento com base nas informações de vendas de um determinado produto. Podemos agora redefinir os números de aparelhos em estoque e ajustar a estratégia de vendas da organização, pois passamos a conhecer como o mercado se comporta.

Assim sendo podemos dizer que se a informação é dado trabalhado, então o conhecimento e informação trabalhada.

 

Autor:  btn_in_20x15 Leonardo Lima | Administrador de Dados.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *